Embriologia
Todos os constituintes da pele humana são derivados da ectoderme e da mesoderme. A ectoderme superficial origina as estruturas epiteliais, que compreendem a epiderme, folículos pilosos e glândulas sebáceas, unidades écrinas, apócrinas e ungueais. A neuroectoderme por sua vez é responsável pelo aparecimento dos melanócitos, nervos e receptores sensoriais especializados da pele. Outros elementos como células de Langerhans, macrófagos, fibroblastos, vasos sangüíneos e linfáticos, músculos e adipócitos desenvolvem-se a partir da mesoderma.
Histologia
A pele ou tegumento é uma membrana de tripla camada que recobre toda a superfície corporal e é contínua com as membranas mucosas que recobrem os orifícios do corpo humano. Apresenta grande variação de espessura em toda a sua extensão de 1 a 4mm conforme as exigências de suas funções biológicas, dentre elas, a de manter a integridade corporal protegendo o corpo contra injúrias, absorver e excretar líquidos, regular a temperatura corporal, absorver raios ultravioletas, metabolizar a vitamina D, prover estímulos sensoriais e funções cosméticas.
Podemos dividi-la em três camadas básicas que são a epiderme (mais superficial), a derme e a hipoderme (subcutâneo).
A pele é maior órgão que reveste a superfície corporal e encontra-se organizada em 3 camadas: Epiderme: Tem como funções, entre outras, oferecer resistência à fricção, aos traumatismos e à distensão; o filme hidrolipídico (FHL) inibe o desenvolvimento de microorganismos, pois confere um pH ácido; apresenta ainda a função fotoprotectora, uma vez que a camada córnea e a melanina filtram os raios solares.
Derme : Tem como função conferir elasticidade à pele para além de nutrir e dar sustentação à epiderme sendo altamente vascularizada; para além de conter muitos receptores dos estímulos (tacto, dor, calor, frio, pressão e vibração); é ainda onde se encontram os anexos da pele: cabelos/pêlos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas. A derme por ser formada por várias fibras confere a elasticidade à pele.
e hipoderme. É a camada mais profunda da pele com uma espessura de 10 a 30 mm, situada abaixo da epiderme e da derme e prende a pele ao resto do corpo. Metade da gordura corporal está contida nesta camada, pelo que funciona não só como isolante térmico, impedindo a perda de calor, mas também como “almofada” protectora, capaz de atenuar os efeitos de choques e pancadas. A hipoderme é constituída por tecido conjuntivo adiposo formado por células que armazenam a gordura.
A pele apresenta várias funções, nomeadamente:
a) Impermeabilização e protecção
- Melanina: protecção relativamente às radiações electromagnéticas;
- Queratina: impede a passagem de fluidos e partículas sólidas;
- Filme hidrolipídico (FHL) superficial: emulsão do tipo água/óleo (mistura de água em óleo) que recobre a camada córnea; resultante do produto de secreção das glândulas sebáceas (protege da desidratação).
b) Regulação da temperatura corporal / Termorregulação
- O organismo humano está adaptado para funcionar de forma optimizada à temperatura de 36.5ºC – 37,5ºC. Os vasos sanguíneos subcutâneos contraem-se com o frio e dilatam-se com o calor, de modo a diminuir ou aumentar as perdas de calor.
- Tecido Adiposo;
- Glândulas Sudoríparas;
c) Funções sensoriais
A pele recebe estímulos através de receptores especializados para diferentes percepções (tacto, frio, calor, dor) funcionando como um órgão sensorial e emocional:
§ Corpúsculos de Meissner – tacto
§ Corpúsculo de Krause – tacto e frio
§ Corpúsculo de Ruffini – tacto e calor
§ Corpúsculo de Pacini – tacto e pressão
§ Terminações nervosas livres não encerradas em corpúsculos – dor
d) Síntese de Vitamina D
Importante no crescimento dos indivíduos.
Fonte: http://biohumana11.wordpress.com/2009/01/24/estudo-da-pele-humana/
http://www.dermatopatologia.com/pele/default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário